domingo, 10 de novembro de 2013

gaiolas e viveiros

O que devemos escolher a gaiola ou o viveiro?
Essa é a dúvida que muitos criadores de periquitos tem ou ainda vão ter, cada uma das opções tem vantagens e desvantagens:
Gaiola:
vantagem: Eles podem se reproduzir mais facilmente e com mais segurança!
desvantagem: É um local pequeno que os periquitos não batem as asas.
Viveiro:
vantagem: É um local com espaço e eles se sentem mais livres e podem bater as asas
desvantagem: Como é um viveiro as outras fêmeas poderão quebrar os ovos da outra que está em reprodução.

Mas o que fazer???
Primeiro. as gaiolas devem ser quadradas com aquele suporte pra ninho no interior dela.
Uma dica minha é que não vale a pena comprar viveiros em petshops além de serem caras elas são pequenas e nunca agradam a nos.

Recomendo que você mesmo faça o seu viveiro pois você cria sua organização e o tamanho ideal para sua casa e para os seus periquitos.
Primeiramente Analise o tamanho que sera o viveiro desenhe em um papel e vá comprar os materiais. Madeira, pregos, telas etc
faça a armação do viveiro e cubra de tela por cima e para não  haver aquela desvantagem do viveiro deixe o periquito acostumar com uma gaiola durante uma semana e coloque as gaiolas dentro do viveiro mas cada gaiola deve ter sua características como cores diferentes de comedouros e bebedouros e assim os outros periquitos não entrarão na gaiola do outro casale lembrem-se gaiola só pode ser quadrada do seguinte modelo:
                    
                          

ensinando a falar

Ensinando a falar.
                                    
Os periquitos australianos são aves que podem imitar  a gente falar mas vale lembrar, se você quer ensinar seu periquito á falar tem que ter calma e dedicação pois não é nada fácil ensina-los, mas para ficar mais facilitar é bom ensinar um filhote.
O que fazer inicialmente?
-ir para um lugar calmo e que não haja barulho se o periquito for manso e pode ficar solto será mais fácil ainda pois ele não terá medo e focará em você.

Como ensina-lo?
-Inicialmente deve-se falar palavras com duas silabas no máximo como por exemplo 
kiko, nina, kito , e etc e aos poucos falar palavras maiores como seu nome.

Até quando ensina-lo?
- Você deve ensina-lo até quando ele ficar repetindo o que você falar
Duvidas sobre como ensina-lo comente 

brinquedos para seu periquito

Brinquedos para os periquitos

Brinquedos para os periquitos australianos ....


Os periquitos são pássaros que são curiosos e adoram brincar com tudo que veem na gaiola.Existe 1 brinquedo que nos podemos fazer em casa:

Balanço:
Materiais:
- 30 CM de arame grosso 
- 1 palito daqueles que tem na gaiola 10 cm
- martelo
- prego
passo a passo:

Pegue o prego e bata nas pontas do palito na parte de cima e faça os buraquinhos que dê para enfiar o arame.Divida o arame no meio e o enfie, e dobre a ponta de forma que fique seguro, a ponta de cima você vai colocar na gaiola.

Resultado de como ficaria a estrutura do balanço:

cortando as asas..

Como cortar a asa corretamente :


.

amansando seu periquito....

Como amansar os periquitos

Os periquitos já são naturalmente mansos mas hoje em dia as pessoas consideram amança-lo tirar dele as bicada que eles. Os criadores de periquitos não estão satisfeitos criando os periquitos somente eles querem seus periquitos mansos e fora da gaiola, ninguém mais suporta ver os periquitos dentro da gaiola e querendo sair. Para amansar meus periquitos eu usei uma tática muito simples e fácil.

Primeiro passo: 
Tire o potinho de comida de seus periquitos ás 6:00 da manhã e não deixe nenhum tipo de comida na gaiola quando for ás 10:00 encha sua mão de comida e enfie dentro da gaiola. Este primeiro passo pode ser feito em outros horários do dia desde que cumpra as 4 horas sem comida na gaiola.Enfiando sua mão na gaiola periquito percebera que você está fazendo um bem a ele. repita isso todos os dias durante no mínimo 10 dias sei que é cansativo mas no final você terá seu periquito em seu dedo e mansinho

Segundo passo:
Após ter comprido o primeiro passo você verá que quando você enfiar sua mão na gaiola ele não ficará agitado ou seja você conquistou a confiança do seu periquito.O segundo passo é você encosta o seu dedo nas patinhas dele para que ele suba faça isso intensamente quantos dias quiser mais vale lembrar quanto mais melhor

Terceiro e ultimo passo:
Chegou a hora mais esperada, o dia de cortar a asa e ver seu periquito solto, primeiro ninguém pode cortar a asa do periquito com tesoura pois quando você corta você está cometendo um grande erro mais aí vocês me perguntam o que fazer se não posso cortar asa do periquito com a tesoura ai que está quando cortamos a asa do nosso periquito aquela estrutura da asa fica grudada lá na asa e nunca vemos por que ela ficar embaixo de penas pequenas e como todo mundo sabe outra pena irá crescer naquele local e aquele estrutura que tinha ficado lá vai está lá e quando a outra nascer o periquito irá  sofrer muita dor e poderá morrer.Mas o que fazer então ??? 
Primeiro vamos precisar de mais uma pessoa por que uma irá segurar o periquito e esticar a asa ao mesmo tempo enquanto a outra puxa as penas você devera manter somente as duas da ponta da asa para manter uma boa  aparência...
Finalmente você terá seu periquito mansinho... 

farinhadas&papinhas

Farinhadas&Papinhas

FARINHADAS:

RECOMENDO SOMENTE UMA, E CASEIRA COM INGREDIENTES FÁCEIS...

(ATENÇÃO!!! SÓ ESTARÁ PRONTA QUANDO ELA NÃO ESTIVER MAIS COM UM CHEIRO FORTE)

1/2 OVO COZIDO

2 CASCAS DE OVO

1/2 COPO AMERICANO DE FUBÁ

1 COLHER DE FARINHA COMUM

1/2 COPO AMERICANO DE SEMENTE DE GIRASSOL (OPCIONAL)

1 COLHER DE LINHAÇA

1/2 COPO AMERICANO DAS SEMENTE QUE VOCÊ DAR A ELE PODE SER: ALPISTE, PAINÇO ETC...

 BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR NA MAIOR VELOCIDADE 

 DEPOIS COMECE DIMINUIR A VELOCIDADE 

(ATENÇÃO!!!! OS MEUS PERIQUITOS GOSTARAM E COMEM BASTANTE/ SE OS SEUS NÃO GOSTAREM EU NÃO TENHO A CULPA)espero que compreendam!!!

Papinhas

Podemos fazer em casa uma papinha que pode ser aplicada nos filhotes ou até mesmo deixar para os pais alimenta-los

Escolha duas frutas diferentes, como Banana e Mamão coloque no liquidificador e espere até ficar com uma textura de purê e acrescente duas colheres de muscylon ou neston e pronto.


os filhotes e seus cuidados

Os filhotes.

Os filhotes que são esperados ansiosamente por todos os criadores de periquitos nascem depois de até 21 dias, para que todos nascem deve ter um cuidado especial com os pais pois nunca devemos interferir o trabalho deles ou até mesmo atrapalha-los. Por exemplo não devemos ficar aproximando muito na gaiola fazendo muito barulho perto da gaiola. E para que nada de ruim aconteça devemos ir na gaiola o minimo possível  trocar comida dia sim dia não mas sempre deixar bastante comida na gaiola. Eu recomendo que no período de incubação deixe na gaiola:
-Miolo de pão molhado ao leite ou na água
-Frutas e/ou verduras 
-2 potes de sementes misturada com ração

Quando os filhotes nascerem você já deve ter em mãos uma seringa com a vitamina que pode ser comprada em petshop você prepara e coloca na seringa e aplica ao periquito, aplicando a seringa os pais dos filhotes ganham cada vem mais confiança em você, isso so é necessário se a fêmea não alimenta-los

                                                                                   alimentando com a seringa

                                                                         filhotes

Desenvolvimento dos filhotes
Dentro do ovo:


 1.º ao 5.º dia: O passarinho ainda tem os olhos fechados e é alimentado deitado sobre as costas.
 6.º dia: Os olhos do passarinho abrem-se.
 7.º dia: As asas começam a crescer.
 8.º dia: O passarinho consegue erguer a cabeça e dá os primeiros passos.
 9.º dia: As penas da cauda começam a crescer.
 12.º dia: O passarinho possui todas as penas.
 17.º dia: A cria pesa 30 gramas.
 28.º dia: As penas da asas e da cauda têm praticamente o seu comprimento definitivo. O passarinho consegue voar e  abandona o ninho.
 38.º dia: A plumagem está completamente formada, apresentando contudo uma cor mais pálida que a dos progenitores.



o ninho

O ninho


O ninho.

                     

O ninho deve ser adquirido com no minimo as seguintes dimensões:
A. 10 cm
L. 11 cm
C.20 cm
Eles podem ser adquiridos em PetShops pelo preço de R$5,00 á R$10,00.
Existem diversos modelos de ninhos sendo este o citado acima o mais utilizado e mais comum.
Outros modelos:
                                                   









ovinhos

Periquito australianos ovinhos

Os ovinhos.

                   

 A fêmea do casal em reprodução começa preparar o ninho até um mês antes de começar a cruzar e botar os ovos, as características disso é quando ela passa a maior parte do tempo no ninho, começar a roer a madeira, e recebe comida na boca do macho, ela começa a botar de 6 a 10 dias diante do primeiro acasalamento, e os ovos são postos no intervalo de um dia, ou seja dia sim, dia não. O que deixa muitos criadores com duvidas é porque eles cruzam mais de uma vez, isso é mais que normal, outra duvida é cruzar mais de uma vez significa mais ovinhos?, não, as vezes a fêmea põe 4 ovos com 5 acasalamento e até mesmo 5 ovos com 2 acasalamento.

DICAS:
- Os ovinhos devem ser mantidos com o maior cuidado possível principalmente nos primeiros dias
-  Não é necessário colocar algo no ninho como algodão, serragem e outros a própria fêmea prepara o  ninho.
- Ficar aproximando na gaiola é um perigo, pois é muito comum os periquitos verem nós e saírem correndo para dentro do ninho e acontecer de quebrar um dos ovinhos.
- Se acontecer de quebrar algum ovinho é muito provável que seja pela falta de cálcio, e o recomendável para fazer quando acontecer isso é fornecer o cálcio, quanto em pedra ou pelo vitagold que é aplicado na água.
- É sempre bom fornecer a semente de girassol em quanto eles estão se reproduzindo, é uma importante fonte de vitaminas.

Ovoscopia
É um procedimento usado para identificar se o ovo foi fecundado ou não é uma tarefa muito importante para que as fêmeas não fique perdendo seu tempo com ovo não fecundado. É um procedimento fácil basta pegar uma lanterna e mirar na frente do ovo isso só pode ter feito a partir do ovo ter completado 6 dias para melhor visualização, se você ver algo dentro do ovo não o descarte se o ovo estiver com nada dentro o descarte mas lembre só a partir  do sexto dia.

reprodução de periquitos australianos


Os Periquitos Australianos atingem a maturidade total para reprodução quando atingem um ano de idade, e em alguns casos os periquitos já se reproduzem com menos de um ano mas muitos casos é de não ter sucesso essa reprodução de antes de um ano, devido á fêmea ser inexperiente, e até mesmo chegar a botar e ela mesmo comer a casca dos ovos já que é uma fonte de cálcio.  
A fêmea decide preparar para reproduzir um mês antes de iniciar a época de reprodução, essa época inicia no mês de Junho ela começa a passar a maior parte do dia no ninho, roendo a madeira e tentando se adaptar com a época que ela começara botar, as características dessa época é ela ficar no ninho o dia inteiro e até dormir lá, não sair para alimentar, já que é o macho que leva o alimento pra ela na boca, ela perde penas no ninho.

Algo que deixa os criadores preocupados é quando a fêmea não entra no ninho, sim demora muito, mas um dia ela acostuma, geralmente ela passa utilizar o ninho primeiramente como abrigo do frio, e quando alguém se aproxima ela entra pra dentro com medo. Assim ela com o tempo acostuma definitivamente, uma forma de habituar a fêmea no ninho é colocar ela dentro dele, e impedir que ela saia, mas de uma forma que ela possa visualizar a saída. 

Existe o local apropriado pro periquito australiano, que é a gaiola com formato retangular com local próprio para o ninho, a gaiola com formato aredondado faz com que eles não se sentem confortáveis.

sexo e idade

Os periquitos-australianos não apresentam nenhum tipo de dimorfismo sexual à primeira vista, mas é possível diferenciar o sexo através da cor da cera, uma estrutura presente a cima do bico da ave onde se localiza as duas narinas, sendo a cor da cera das fêmeas um tom mais rosado e os dos machos, um tom azulado. Mas só é possivel quando já estão em sua fase adulta, podendo esta regra ser uma exceção no caso da ave ser albina ou lutina, sendo as ceras dos machos púrpura-rosada, dando a impressão que não passaram da fase juvenil. Um fator importante que diferencia um adulto de um filhote, é a íris dos olhos, sendo que a do adulto em volta é branca e no meio preta, e do filhote totalmente preta.

Um periquito-australiano está maduro para se reproduzir com 1 ano de vida. O período propício é quando o clima está quente e há uma maior abundância de alimentos, e este período geralmente ocorre de Setembro a Março no Brasil. Em cativeiro pode ocorrer exceções, sendo que os periquitos acasalem e têm filhotes fora da época de reprodução. Após 2 meses aproximadamente do acasalamento a fêmea começa a postura de ovos. Pode ocorrer um intervalo de 3 dias entre um ovo e outro, demorando entre 18 a 19 dias para que os primeiros filhotes nascem. Durante este tempo, a fêmea recebe alimento do macho, sendo normal ela fazer suas necessidades dentro do ninho.

mutações

Mutações

Periquito azul, sendo este um macho.

Os periquitos ondulados como também são conhecidos apresentam uma enorme variedade de mutações do "original" verde: Verde Claro, Azul, Factor Escuro, Cinzento, Violeta, Face Amarela tipo I e tipo II, Opalino, Saddleback, Spangle, Spangle Melânico, Canela, Fallow, Lutinos e Albinos, Diluídos, Asas Claras, Asas Cinzentas, Arco Íris, Corpos-Claro, Arlequim Australiano, Rémiges Claras, Arlequim Holandês, Arlequim Dinamarquês, Amarelos e Brancos de Olhos Preto, Slate, Antracite, Face Preta, Periquitos de Poupa, O Mottle, Bicolores, Frisados, Feather Duster e diversas, para não dizer infinitas, combinações entre estas mutações.

Albinismo

É muito raro acontecer um caso de albinismo em periquitos-australianos. É possível diferenciar um periquito albino dos outros através da cor de suas penas, sendo estas totalmente brancas, olhos vermelhos, bico amarelo claro, patas cor de rosa e a cera do macho em vez de ser azul, é púrpura. Apesar de não terem tons variados como os outros, são igualmente atraentes, já que formam um maior contraste com o ambiente.

alimentação dos periquitos australianos

                                ALIMENTAÇÃO

 




Os periquitos-australianos alimentam-se quase exclusivamente de sementes de gramíneas, quando em estado natural. São de hábitos diurnos, já que de dia buscam comida para alimentar seus filhotes, e de noite descansam, sendo muito importante para eles dormir, pois se não fizeram isto de uma forma correcta poderá ocasionar vários problemas de saúde, principalmente quando domesticados. Em cativeiro, a dieta é complementada com verduras, frutas, farinhadas e outros complementos alimentares. Verduras que comem: chicória molhada, espinafre; Frutas que comem: banana, laranja. Recomenda-se não dar em hipótese alguma abacate e semente de maçã, pois contém substâncias nocivas para a saúde dos periquitos-australianos.

origem do periquito australiano

                                       ORIGEM

O periquito-australiano ou periquito-comum ("Melopsittacus undulatus", do latim: Melo,som,psittacus, da família de psitacídeos e undulatus, ondulado, por causa das riscas onduladas presentes em suas costas)1 é uma espécie de ave psitaciforme pertencente à família Psittacidae. É um animal de estimação muito popular em várias partes do mundo sendo natural da Austrália.

 Os periquitos-australianos são aves pequenas, com uma envergadura aproximadamente de 18 cm. Em cativeiro, têm uma esperança média de vida de 12 anos. As fêmeas da espécie são ligeiramente mais pesadas podendo alcançar entre 24 e 40 gramas, enquanto os machos selvagens, entre 22 e 32 gramas.

Em seu habitat natural apresentam tons esverdeados cintilantes e faixas com tons de preto com diversos formatos, começando da cabeça até a cauda, geralmente ocorrendo somente na parte de cima da ave. Da face até um pouco pra cima do bico, encontram-se tons de amarelo podendo ocorrer pequenas manchas em suas bochechas.

O periquito-australiano é uma das duas únicas espécies de aves psitaciformes verdadeiramente domesticadas pelo homem (a outra é o inseparável-de-faces-rosadas). A espécie é alvo de selecção artificial e reprodução em cativeiro desde a década de 1850. Os periquitos-australianos podem aprender a falar. A ave doméstica registada com o maior vocabulário foi um periquito-australiano chamado Puck2 .

                                     HISTÓRIA

Os periquitos-australianos foram relatados pela primeira vez por George Shaw e Frederick Nodder, dois importantes naturalistas do século XIX. Mas foi somente no ano 1840, que John Gould, um ornitólogo e naturalista inglês,levou alguns exemplares desta ave a Europa. Rapidamente, a partir do ano 1850, por serem de fácil domesticação e adaptação a gaiolas passaram a ser comercializados em larga escala. Porém graças a grande procura começaram as exportações de aves selvagens. Mais tarde, em 1894, a prática foi proibida, resolução que dura até os dias de hoje.